segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Jogo das 5 Marias

Gostou?
Agora é só encomendar a sua...
Produto artesanal pode haver variações nas cores e botões.

Informações e orçamento
donafilo.atelie@gmail.com
(11)95422-1861 ou  (11)3554-5892



Cinco-marias, Cinco Manés ou Pipoquinha, como pode ser chamado, é um jogo também conhecido como brincadeira dos cinco saquinhos (ou cinco pedrinhas, que devem ter tamanhos aproximados). Para brincar são necessários cinco saquinhos de tecido de mais ou menos 4 cm por 3 cm, com enchimento de areiafarinha, grãos de arroz ou feijão, ou as cinco pedrinhas.
As cinco-marias têm origem em um costume da Grécia antiga. Quando queriam consultar os deuses ou tirar a sorte, os homens jogavam ossinhos da pata de carneiro...
Com o tempo, os ossinhos foram substituídos por pedrinhas, sementes e pedaços de telha até chegar aos saquinhos de tecido recheados com areia, grãos ou sementes, conta Meirelles.
  1. Jogar todos os saquinhos no chão (ou outra superfície) e pegar um deles sem tocar nos demais; jogar para o alto o saquinho escolhido, enquanto pega um dos outros quatro que estão no chão, e sem encostar nos restantes; segurar o saquinho na volta, com a mesma mão, antes que ele caia no chão; repetir o mesmo para cada um dos quatro saquinhos.
  2. Novamente, jogar os cinco saquinhos no chão e pegar um, sem tocar nos restantes; repetir a etapa anterior, só que agora de dois em dois saquinhos.
  3. Repetir tudo, mas desta vez pegando um saquinho e depois os três restantes ao mesmo tempo.
  4. Jogar os saquinhos, pegar um, jogá-lo para o alto, pegar os quatro saquinhos restantes de uma só vez e em seguida pegar o saquinho que estava no ar sem deixar cair nenhum.
  5. Na última etapa, jogar os cinco saquinhos no chão e pegar um sem tocar nos demais; com a outra mão, formar um túnel por onde os quatro saquinhos restantes deverão ser passados, um de cada vez, enquanto o saquinho escolhido estiver lançado ao ar.
Observação - Se o jogador tocar num dos saquinhos que estão no chão que não seja o escolhido para a execução da jogada ou deixar algum deles cair da mão, passará a vez para o próximo jogador.
Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Essas "Cinco Marias" foram confeccionadas em feltro e recheadas com pedriscos brancos, aqueles usados em aquário. O acabamento foi feito com ponto caseado. O saquinho é de algodão cru e tem um botão bordado.

Sugestão: podem ser usadas como lembrancinhas de aniversário, nesse caso o saquinho pode ser personalizado com o nome da criança e data. Também usar as cores das "Cinco Marias" relacionadas com o tema da decoração da festa.
Quando oferecidas como lembrancinha do dia das crianças, pode ter por exemplo o nome da escola...
O feltro pode se substituído por tecido...

É um jogo que estimula a coordenação motora, concentração e estratégia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, obrigada pela visita!!!
Fico muito feliz com os seus comentários...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...